sexta-feira, outubro 12, 2007

Na Minha Casa Tem Muitas Pererecas





Meu, eu sô di Sum Paulo, entende? Eu nasci em Sampa e fui criada lá, entende? Onde os animais não sobrevivem a poluição atmosférica e sonora. Aliás, não sei como passarinho vive nesta cidade. As janelas paulistanas não precisam de telinha pra nos defender dos mosquitos, precisam apenas de um filtro especial pra nos proteger do barulho da cidade, da poluição e do cheiro. Assim era, foi e sempre será. Agora não tem mais jeito de reflorestar São Paulo. E se tiver jeito, qualquer verba que aparecer para o projeto vai sumir miraculosamente…

Mas isto tudo não vem ao caso. Só sei que hoje, na minha casa tem muitas pererecas. E lagartinhos verdes, pretos e brancos. Tem ratinhos, caramujos, minhocas fruta-cor e cobrinhas pretas de pescoço laranja. Um paraíso de répteis e anfíbios y otras cositas más no meu pequeníssimo quintal-varanda.

Eu amo a natureza, realmente me emociona um céu azul, uma montanha verde, andar no meio de um bosque, ver um campo verde, árvores e árvores, areia, mar e sol. A natureza é tão natural! Mas os bichinhos que vêm com ela, não sei, dão um nervoso, uma aflição! Não nasci para a bicharada. É lindo no “Animal Planet”, fico realmente tocada com a sabedoria animal, com a beleza e perspicácia toda da perfeição da natureza, mas prefiro ver na televisão, no aquário ou no zoológico. No “mon jardin” dá um enjôo tremendo!

Recentemente encontrei um cantinho coberto de folhas que resolvi limpar. Era um “ninho”de pererecas, daquelas bem pequenas mesmo, do tamanho da ponta do meu dedão. E sem saber ou esperar, um monte de coisinhas começou a pular e saltar para todos os lados. Não sei quem se assustou mais, eu ou elas. Argh! Ai! Que nervoso! Eu gritei e elas devem ter gritado lá em língua de perereca:

- Salvem-se quem puder, o bicho gente vem chegando!
- Pula, pula Percilina, segue a mamãe!
- Rápido Arquibaldo! Corre, quer dizer, salta, salta, ela vai te pegar!

Dei um pulo enorme para atrás e fiquei escondida pra ver o que iria acontecer… Os bichinhos são inteligentes. Sumiram em menos de 10 segundos, todos. Acho que só o pap’s Arquibaldo ficou para trás, para ter certeza que estavam todos são e salvos!

As formigas também são inteligentes. Tem umas minúsculas, tão pequenas que quando aparece apenas uma você nem a vê. E esta uma encontra lá algo interessante em cima da pia, e de alguma forma avisa a turma lá fora. Em poucos minutos, o prato de restos de arroz com ovo está povoado de formiguinhas aflitivas e minúsculas. Elas curtem o ovo, nem dão bola para o arroz, não sei porque. Hoje em dia, até formiga tem frescura com comida! Quando chego perto da pia e as vejo, de uma certa forma elas sentem minha presença e começam a disperçar, sem que eu nada faça, nem toque no prato. Foi tempo de lavar um copo e quando peguei o prato, crente que iria colocá-las todas para nadar, restavam apenas umas poucas ambiciosas e esfomeadas atrasildas. O resto já tinha escafedido-se! Incrível! Êita bichinhos eficientes e inteligentes.

Vi hoje de manhã que uma tinha descoberto o açucareiro dentro do armário e já fui logo acabando com a festa antes dela ter tempo de chamar a turma. Peguei meu paninho clorox, aquele chiquérrimo que é a melhor invenção do século - tipo os paninhos humidecidos de limpar bumbum de bebê - de produto de limpeza como candida cheirozinha: brisa do mar, laranja, ou baunilha (pode?) para limpar bumbum de fogão, pia e privada. Um luxo só pra quem não tem empregada. Peguei meu paninho e fui passando por todos os lados, pra nenhuma outra dona formiguinha sentir o rastro desta uma mais aventureira que escalou milhas de distância pra encontrar o pote de ouro. Fatal. O paninho clorox funciona!

Semana passada fui pegar não sei o que no armário do corredor e dei de cara com um lagartinho preto lá dentro. Olhei bem pra ele, ele pra mim. Fechei a porta rapidinho e fingi que nada tinha acontecido. Ele que se vire, arranje uma saída ou simplesmente se canse e morra de sede e fome dentro do meu closet. Eu lá só entro a semana que vem…

O fato é, meu, eu sô di Sum Paulo. É difícil me adaptar com escolas de peixes passeando ao redor do meu joelho no mar, lagartos fuçando o meu closet, pererecas entrando pelo vão da porta. Será que eles não se ligam que são nojentinhos e gosmentos e disturbam a minha paz?

Este stress de Miami ainda vai acabar comigo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Porra, primoca linda!
Te conheci muito pequeninha, lembro até de um choro convulsivo após um espirro exagerado de meu pai..., mas é bom saber que você se vira bem nesta vida. Tá aí, que eu nunca sei bem onde ou como, mas vivaça, inteiraça, bonitaça, CHEÍSSIMA DE SI! Grande barato te conhecer (mesmo que só de choro e letras), grande barato viajar na tua.
Valeu mesmo!
Respeito e carinho enormes, Rita. Puta beijo, mina e OBRIGADA PELO PRAZER DE TE LER.

Unknown disse...

Querida sobrinha "bio-inspirada"!

Sabemos de teus amores pela natureza e seus encantos.
Sabemos de tua criação urbana, citadina e paulistana.
Sabemos de teus pendores literários tão inspirados e ironicamente sagazes.
Mas, desta vez, você se suplantou em tudo que leitores assíduos e fãs de carteirinha pudessem esperar de sua "ídala"!
Parabéns pela leveza de tua escrita e sinceridade na expressão de tuas emoções e, na maioria das vezes, de sentimentos tão profundos, tão teus!
Parabéns a você por esta crônica "bio-inspirada", digamos inspirada em bichos, bichinhos tão simples e tão ricos em iniciativas defensivas ou de sobrevivência grupal...
Beijos a você e à "nossa" Marina com votos de que possamos usufruir de tanta inspiração transbordante de vida e humanidade, por muitos e muitos anos, desde Miami ou daqui!
Amorosammente, Augusto & Martha.

Anônimo disse...

Bunitinha,adoro ler seus textos.Comento e levo p/ Léa ler e morremos de rir.
Por aqui,Santos, temos muitas ratazanas a passear nos jardins e em Brasilia já não cabem mais....
beijocas
Toli

Andre Barreto disse...

Eae Déia, essa história das pererecas me lembrou das baratas..A Drica já te contou? Ela ficou tão traumatizada que tudo dela é barata! E-mail:dribarata@yahoo, Fotos (Rosto de Drica no corpo da barata), trabalho faculdade: Tema baratas, e vai longe!
Eu sempre preferi pererecas. Até hoje não vivo sem perereca! Amo as bichinha!
Não tenha medo da perereca! (ops)

Bjão e saudades!

Andre